O Álcool Aumenta o Risco do Cancro da Mama

Escrito por admin a 17/04/10

Depois de estudar casos de mais de 150.000 mulheres em todo o mundo, pesquisadores britânicos concluíram que beber tão pouco como uma bebida por dia aumenta o risco do câncer ou cancro da mama.

Surpreendentemente, o mesmo estudo não mostrou um aumento de cancro de mama em pacientes que fumam, mas os autores foram rápidos em apontar que o tabagismo aumenta o risco do cancro do pulmão.

“Quanto mais as mulheres bebem, maior o risco do cancro da mama,” disse o professor Valerie Beral, do Hospital Radcliffe em Oxford, numa entrevista colectiva. Uma bebida por dia aumenta o risco de uma mulher contrair o cancro da mama em sete por cento, constatou o estudo.

Os investigadores analisaram os resultados de 53 estudos anteriores sobre os efeitos do álcool e do fumo no câncer da mama. Eles estimam que o álcool representa cerca de quatro por cento dos casos de cancro da mama no mundo desenvolvido. Beral disse que, embora isto representa apenas um pequeno número de casos, as mulheres devem estar cientes do risco adicional.

Os pesquisadores admitiram que não sabem como o álcool aumenta o risco do cancro da mama, mas eles suspeitam que o de consumo de álcool altera o nível da hormona feminina estrogénio. Um histórico familiar da doença, puberdade precoce, menopausa tardia, atrasar o parto até ao final da vida ou não ter filhos de todo, são também factores aumentam o risco de cancro na mama.

Este foi o primeiro estudo que foi capaz de separar os efeitos do álcool e do tabagismo sobre o risco aumentado de desenvolver câncer de mama. O relatório foi publicado no British Journal of Cancer.

Tags: , ,

Deixe um Comentário


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.